Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

* Baktus Basismodell * - Tutorial para Mini-xales




        Neste vídeo ensina-se como  fazer um 'Baktus' (mini-xale),numa forma muito simples,os aumentos são feitos a cada 3 carr.ou seja na 4ª carr. e dando apenas uma laçada,fica um acabamento em furinhos,mas vc pode complementar a peça ou não com um barradinho a seu gosto.O vídeo está no idioma alemão,mas é bem compreensível pela sua visualização.

           Um outro detalhe muito importante,é sobre os aumentos e diminuições,que podem ser de 4 em 4 carr. de 5 em 5 ou de 6 em 6 carr., esta variação é associada a fatores muito importantes,tais como: O FIO UTILIZADO,AS AGULHAS E A MODELAGEM (as medidas desejadas),por isso a AMOSTRA,é  imprescindível que se faça,de 10 x10cm,antes de confeccionar a peça desejada;nós somos muito ansiosos para tricotar e ir logo fazendo,mas muitas das vezes o resultado não é aquele que esperávamos.



Amostra em cordões de tricô,com 02 fios (Cléa e Anne),agulhas 4.5mm
10 x 10 cm = 22 pontos x 34 carreiras


           Então,após a escolha do fio adequado para tecer,as agulhas compatíveis com o fio e feita a amostra de 10 x 10cm,do ponto desejado para o corpo do xale e da renda,tendo tb as medidas que são: 1.40 a 1.50m x 0.30cm ( na parte centra do xale,contando com a renda),para o Tam. M,e 1.60 a 2.00m x 0.40 cm ( medida do centro do xale) para o Tam. G,(medida esta também para quem deseja um xale mais alongado),deve-se fazer as transformações necessárias através da amostra de 10 x 10cm usando o método matemático da ' regra de três simples';enfim para facilitar o processo vc poderá fazer um molde num papel com as medidas,podendo ser só a metade do desenho o que é muito interessante pois as medidas bem determinadas, ajuda na visualização e o tecido tende a ser o que vc projetou ali.

           



REGRA DE TRÊS SIMPLES:

           É um cálculo matemático muito simples,que é muito utilizado na modelagem do tricô e também do crochê,como padrão usa-se uma amostra de 10 x 10 cm do ponto desejado para que se possa fazer as devidas transformações para as medidas desejadas.

Exemplo:

          Em 10 x 10 cm de ponto Jersey se vc tiver 20 pontos e 30 carreiras,e vc quiser uma medida de 40 cm de largura por 50 de comprimento. Você faz o primeiro cálculo,multiplicando o valor encontrado na amostra de 20 x 40 na largura = 800 pontos,este resultado deverá ser dividido por 10cm da amostra = 80 pontos ( estes pontos vão corresponder aos 40 cm desejados);em seguida faz-s e o cálculo para a altura da peça,neste caso 50 cm,que deve ser multiplicado pelas 30carr. da amostra = 1500 carr. dividimos este resultado parcial por 10 cm da amostra que vai dar 150 pontos;muitas das vezes vc poderá fazer o cálculo mentalmente,pois usando a lógica matemática é simples vc fazer um raciocínio,se em 10 cm eu tenho 20 pontos em 40 cm eu vou ter 4 x mais ou seja 20 x 4 = 80 pontos,o mesmo resultado,o mesmo para a altura se em 10 cm eu tenho 30 pontos em 50 cm eu vou ter 30 x 5= 150 pontos ( lembrando que, aqui estou com números exatos,portanto é bom fazer os cálculos sempre pois nem sempre são medidas exatas).

Estes cálculos devem ser feitos para todo tipo de ponto a ser usado numa peça.




AUMENTOS NAS PEÇAS:

             Tomando como exemplo um 'Baktus',com as seguintes medidas de 1.50 m x .030 de largura  no centro (0.22 cm do corpo do xale + 0.08 de renda), base de 0.02cm (início do mini-xale) e que minha amostra tenha dado:

22 p x 34 carr (ou 17 linhas de cordões de tricô);

Cálculos da base :

 0.02 cm x 22 pontos = 0,44  ou 4 pontos iniciais,aqui não arredondamos para 5,só após o algarismo 5 é que se faz este processo.

Centro ou meio do corpo do xale:

 0.22 cm x 22 pontos = 4,84 :10 cm da amostra = deslocando a virgula para a direita vc terá 48,4 ou
 48 pontos;

Como distribuir os aumentos:

           No inicio eu tenho 4 pontos para chegarmos aos 48 pontos eu vou precisar aumentar 44 pontos,como vou fazer para chegar a esta quantidade de pontos? O mini - xale neste exemplo terá 1.50,calculamos para a sua metade que é 0.75 cm, pois a outra será diminuições e é o espelho desta metade,é preciso saber quantas carreiras o meu xale vai ter até chegar aos 48 pontos,então:

Em 0.75 cm x 0.34 carreiras (linhas de cordões de tricô) = 25,50 : 10 cm = 255 carr.
  
Agora tenho que distribuir este 44 pontos em 255 carr,basta dividir os 44 por 255 carr.

255 : 44 = 5,79 aproximamos para 6 carreiras

Conferimos esta medida, 44 x 6 = 264 ( ultrapassa as 255 carreiras),então optaremos para os aumentos de 5 em 5 carreiras (44 x 5 = 220,restando 35 carreiras),que fazer?

*Podemos deixar estas 35 carreiras retas mesmo,que o xale não ficará muito pontudo ou distribuir estas 35 carreiras nas demais,ficando assim os aumentos de 6 em 6 carreiras 35 vezes,e de 5 em 5 carr. 9 x. ( 44 - 35 = 9 carr.)

Resumindo aumentar de 6 em 6 carr.1 ponto na lateral direita do trabalho 35 x;
                     aumentar de 5 em 5 carr.1 ponto na lateral direita do trabalho  9 x;

que também poderá ser o inverso,começar a diminuir de 5 em 5, 9x  e depois de 6 em 6 carr. 35 vezes. Mais uma vez vamos conferir a quantidade de carreiras;

6 x 35 = 210 carr. / 5 x 9 = 45 carr.;  210 + 45 = 255 pontos exatos (os 0.75 cm ou metade de 1.50m)

* Para diminuir o lado oposto procede-se da mesma forma.

            Este é um  lembrete para as pessoas que estejam começando a fazer  tricô,e precisam de uma orientação,também para lembrar aos veteranos,pois para um bom  resultado final satisfatório de um trabalho está aqui nestes primeiros passos,que com o tempo se tornará muito simples de ser realizado,parece complicado mas é só uma questão de prática;feito este processo num trabalho,vc poderá produzir quantos quiser,pois passa-se a ser um padrão para vc.



EXEMPLO DE UM 'BAKTUS' COM RENDA:



'Baktus'  com aumentos de laçadas e complementado com uma renda de 09 pontos ( 'Debrum Diamante'),
feito com dois fios , 1 Cléa e 1 Anne,agulhas 4.5 mm


Detalhe dos aumentos e renda 'Debrum Diamante' ( os aumentos ficam integrados à renda)

Detalhe do início do 'Baktus'  -  13 pontos (4 para o corpo do xale +  9 da renda)
Faz uma carreira inicial em ponto meia (carreira base para pontos rendados) e começa pelos 4 pontos do xale em seguida
 a renda pois na sua receita original o 'Debrum Diamante' a sua 1ª carr. é o avesso,após 5 carr. da inicio aos aumentos com laçadas após o 1 ponto do corpo da xale.


Observação:

           Nos fios que compramos,dos melhores fabricantes geralmente vem no rótulo as indicações das agulhas compatíveis para o fio e um pequeno desenho gráfico de uma amostra de 10 x10 cm,onde está marcado quantos pontos e carreiras o fio produz,no entanto, muitas das vezes desejamos aproveitar ou criar com junção de fios,então é aconselhável realizar estes cálculos,e também por causa da tensão do ponto que é diferenciado em cada artesão.


Links que podem ajudar:


                  

            

              










5 comentários:

  1. Uma verdadeira aula, amiga, obrigada por compartilhar coisas tão preciosas conosco.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Marcia este vídeo tutorial é mesmo um achado,a professora é excelente,pena que o idioma é em alemão,mas o visual é de excelente qualidade e dá p'ra qualquer pessoa que saiba um pouco de tricô fazê-lo;eu coloco minhas impressões e um pouco do que aprendi,eu sei que não é fácil a gente encontrar certos detalhes.Cada peça que fazemos é um aprendizado,nem sempre fica perfeito,mas vamos tentando.Obrigada pela sua visita,e à medida que for fazendo algo vou postando aqui p'ra compartilharmos.Um abraço fraterno!Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bertilia Bom Dia
    Uma você foi ótima nas explicações, muito obrigada.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Bertilia Bom Dia
    Uma você foi ótima nas explicações, muito obrigada.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Video com a explicação do ponto excelente, maravilhoso.

    ResponderExcluir