Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mini - Xale Lavanda ( 1ª parte )

MATERIAL:

Para começar a confeccionar este Mini-Xale Lavanda,vc vai precisar de dois novelos de fio de lã de 100 g,neste xale  é o 'Elegance' das linhas Cisne,1 par de agulhas de 5.5 mm  a 6mm (compatível com o fio) e um marcador.Mas você poderá usar um outro fio similar a sua escolha.


AMOSTRA:


Em 10 cm x 10 cm são 18 pontos  x 17 linhas de pontos cordões de tricô  (34 carr.) em ponto meia.


MEDIDAS FINAIS DO XALE:


 1.30 ( na parte reta + 11 cm de renda de cada lado,isto vai dar na totalidade = 1.50m  por 29 cm + 11 cm da renda = 40 cm na parte central do Xale. Esta é  uma medida mediana.

Total 40cm x 1.50m


CONFECÇÃO:


Monte 17 pontos nas agulhas de 5.5 mm ( 5 pontos é para o corpo do xale e 12 pontos para a renda) e teça uma carreira em ponto meia,está carreira é para a base do trabalho.


Na carreira seguinte,teça os primeiros 5 pontos do corpo do xale em ponto meia coloque o marcador e teça a 1ª carreira da renda,3 meias,2 laçadas,2 pjm,2 laçadas,2 pjm,2 m,2 laç.,1 m;

3ª Carr.Faça a segunda carr. da renda e assim sucessivamente ( a sequência do mesmo,está  logo abaixo),coloque o marcador,e faça os 5 pontos em meia;

4ª Carr.: 3 pontos em meia,passe o marcador faça 1 meia e no seguinte ponto faça o 1º aumento em  ponto meia torcido para que não fique buraquinhos no seu trabalho,passe o marcador e faça 3m,1tr,5m,1tr,3m,1laç.,2pjm,1m;

           Faça os aumentos e diminuições,que neste caso são  sempre na 4ª e 8ª carr. da renda (ou seja,de 4 em 4 carreiras),até ficarem 50 pontos nas agulhas na parte central + 12 da renda = 62 pontos.Continue o trabalho,agora sem fazer os aumentos,parte central do trabalho reto, ( são 6 x o motivo da renda = 28 biquinhos de renda),após comece a diminuir os pontos,de 4 em 4 carreiras (22 vezes) até chegar aos 5 pontos iniciais e os doze da renda,chegando a este ponto é só fazer o arremate.

*Para ficar uma curva delicada,faça os aumentos e diminuições da seguinte forma de 4 em 4 carr. 19 x,e de 6 em 6 carr. 3 x ( não esquecendo de fazer de forma inversa após atingir os 50 pontos centrais e fazer as carreiras retas.)

Para que sua diminuição no trabalho fique quase que imperceptível,faça da seguinte forma,tire um ponto primeiro da agulha,pode ser o 2º do inicio do corpo do xale,teça o seguinte e depois deslize o que estava na agulha sobre este ( é como se vc fosse fazer um mate simples).

Observação: Este xale ficará com uma leve curvatura no centro,se vc preferir faze-lo triangular modifique um pouco nos aumentos,da seguinte forma:faça os primeiros aumentos de 6 em 6 carreiras,8 vezes; e depois siga de 4 em 4 carreiras até chegar aos 50 pontos centrais. + 12 da renda = 62 pontos na agulha.

 


Renda para borda de Mini-xales

Monte 12 pontos nas agulhas 5.5 mm e teça uma carreira em ponto tricô para começar a renda (uma carreira de base).

Abreviaturas:
m-ponto meia;pjm-ponto junto em meia ;tr-tricô;laç.- laçada

1ª Carr.:  3m, 2 laçadas,2 pjm ,2laçadas,2pjm,2m,2laç.,2pjm,1m;

2ªCarr.:  3m, 1m *nesta e em todas as carreiras onde tiver as duas laçadas,a 1ª vc faz uma em ponto meia e a 2ªlaçada,vc trás a linha para frente e tece um ponto em tricô*, 2m,1 laç.,2pjm,1m;

3ªCarr.:  3m,1laç.,2pjm,1m,2laç.,2pjm,3m,2laç.,2pjm,1m;

4ªCarr.:  3m,1tr,5m,1tr,3m,1laç,2pjm,1m;

5ªCarr.: 3m,1laç.,2pjm,2m,2laç.,2pjm,4m,2laç,2jpm,1m;

6ªCarr.:  3m,1tr,6m,1tr,4m,1laç.,2pjm,1m;

7ªCarr.: 3m,1laç.,2pjm,3m,2laç.,2pjm,8m;

8ªCarr.: 7 diminuições(teça os dois primeiros pontos,e depois passe o primeiro pelo segundo,e vá diminuindo os demais),2m,1tr,5m,1laç.,2pjm,1m.Ficam 12 pontos nas agulhas,como no início do trabalho.

*Estas oito carreiras formam um motivo da renda e deverá ser repetida sempre,depois da oitava carreira volta-se para a 1ª carreira.
Observe a posição da renda no seu trabalho,a 1ª é o avesso dela,toda carreira par é o direito do trabalho.

19 comentários:

  1. BOA NOITE BERTILIA
    PARABENS MENINA!!!!!!
    TÁ FICANDO LINDO SEU BLOG.
    AMEI SEU XALINHO
    SUCESSO PRA VC
    BJS
    ROSELY

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Já pude ver seu talento e sei que vamos suspirar muito ao passarmos por aqui!
    Sucesso!
    kisses
    Véra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Rezende e Vera,também admiro o trabalho de vcs,estou determinada a dar continuidade e vamos trocando ideias.Abraços!

      Excluir
  3. Oi guria!to aqui também quero ver novas idéias maravilhosas ok?bjs amada e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Alice,muito obrigada.Sabe que você me impulsionou a colocar em prática está minha vontade,você é uma guria linda e muito dedicada,é uma artista nos seus trabalhos.Vamos trocar muitas ideias sim.Um abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Juliana Romeo,obrigada amiga!Olha vcs são pessoas maravilhosas.

      Excluir
  5. Ameii tua explicação, e já está em meus favoritos teu blog.
    me faça uma visitinha vou adorar!!
    http://re-aprendendotricroche.blogspot.com.br/
    beijos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok,Nadir Reis vou mesmo p'ra gente trocar ideias,pois uma das minhas intenções é está mesmo,explicar com detalhes.Muitas pessoas tem dificuldade de ler receitas e traduzi-las,as vezes falta algumas informações que são muito importantes na hora da execução,não é?Obrigada pelo seu apoio,e por me seguir também.Um abraço!

      Excluir
  6. Já estou aqui também, amiga! Parabéns pela explicação, está bem clara...SUCESSO!!!!!
    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marta Bee Happy Loureiro,seu apoio é maravilhoso!Uma Master Knit,aqui é uma honra!Abraço querida!

      Excluir
  7. Hola Bertilia he visto lo que ha dicho Vera de ti y aqui me tienes rauda y veloz a ser tu seguidora y espero que amiga yo necesito un poco mas de espicacion para el chal pero lo intentare. Si quieres visitar mi casita eres bien recibida y si hay algo que yo pueda ayudar aqui estoy. Un besito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paqui Guillén Sánchez,obrigada pela visita.Você é muito bem-vinda amiga e estamos aqui para compartilharmos,qualquer dúvida pode me perguntar,ok?Beijos!

      Excluir
  8. Bertilia, adorei suas explicações, obrigada por compartilhar!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria Bertilia, vim te visitar e amei seu blog. Já estou te seguindo. bjão pra vc.

    ResponderExcluir
  10. Lindo Xale Bertilia amei seu blog esta de Parabens beijos Amiga

    ResponderExcluir