domingo, 18 de outubro de 2015

Blusa Vip - Tricô Peruano




BLUSA VIP - Tam. M



                                      

                                      O tricô peruano é um padrão de ponto bastante versátil,pode-se fazer várias peças de tricô com ele,e cada uma terá um efeito encantador;ele se assemelha com outras artes manuais como o  macramê e o crochê de grampo;este ponto também é executado em crochê,sendo que no tricô ele é mais fácil de ser trabalhado.



                                      Escolhi o fio Vip das Linhas Cisne,até por tê-lo em mãos mas, pode ser usado fios similares com uma certa espessura, o que facilitará na hora de tricotá-lo evitando assim a queda de pontos se o mesmo for feito com dois fios,no entanto isto não será um problema para as tricoteiras mais experientes.
                                      

                                      
Padrão do ponto peruano intercalado por cordões de tricô

                     
           Material - 2 1/2 nov. de fio Vip ou similar;
                           Ag.de tricô de 6.00 a 6.5 mm ;
                           Agulha para tapete - costurar
                           

          Observação: Está blusa é feita frente e costas iguais,porém se a frente for um pouquinho maior que as costas,a modelagem ficará melhor no corpo,basta apenas diminuir um motivo de cada lado nas costas (esta é uma dica de costura),mas na prática as tricoteiras fazem as duas partes iguais.

          
           Montagem: para o tam 'M' - 65 pontos ( 63 + 2 pontos de borda )

           EXECUÇÃO

1ª a 4ª carr. em cordões de tricô,pode ser em meia ou tricô.

*5ª carr: tricotar da seguinte maneira,tira um ponto sem fazer,2 laçadas,e 1 meia até o final da carr.

6ª carr.:o primeiro ponto retira-se da agulha sem fazer,e levanta a alça e desmancha as laçadas da carr. anterior;em seguida tece o ponto seguinte em meia,repete este procedimento até o final da carr.

7ª a 11ª carr. em tricô.*

Repete-se este padrão de * a * até a altura desejada da blusa,neste caso foi repetido 12 x,a altura da blusa fica abaixo da cintura.

E conclui-se como começou com 4 carr. em cordões de tricô e arremate.


           ACABAMENTO:


           Costura-se as duas partes até a altura das cavas, e os ombros,mais ou menos uns 6 a 6,5 cm,em seguida levanta-se pontos nas cavas com uma ag.circular e tricota-se 4 carr. em cordões de tricô,ou faz um acabamento em crochê com meio ponto,ponto caranguejo,ou um biquinho da sua preferência.

           Este padrão de ponto é um facilitador quanto ao tempo de execução,a sua forma de trabalhar o ponto favorece no crescimento rápido da malha.
Com este belo padrão de ponto podemos fazer mantas de bebê,cachecóis,vestidos,saídas de praia,toucas e o que sua imaginação possa criar.

           Este modelo de blusa é para ser usada com um top por baixo, uma 'segunda pele',ou outra lingerie fina,dependendo da forma que for ser usada,esportivamente ou de uma forma mais social;o fio escolhido e a bitola de uma agulha é um valorizador de uma malha seja ela em tricô ou crochê,portanto com está sugestão pode-se ter vários exemplos de blusas que podem ser até mais luxuosas,usando por exemplo um fio que tenha um certo 'glamour',com brilho.# fica a dica!






                                                                                       Bertilia Lins - Out. 2015

Um comentário: